Destaques

Congresso Internacional:

Mulher, Mãe e Rainha.

375 Anos da Coroação de Nossa Senhora

da Conceição como Padroeira de Portugal

24 a 26 de março de 2022

+ Info http://padroeiracongresso.wixsite.com/padroeira

Ao inscrever-se como associado está a contribuir para projectos no âmbito cultural e social. O IPPEM está aberto à participação de todas as pessoas que queiram partilhar ou aprofundar o conhecimento na dimensão de temas marianos sobre a sua história, o património e o culto devocional.

Enquanto preparamos formulário on-line, pode contar-nos através de geral@ippem.pt

Quem Somos

O IPPEM – Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia, é uma associação privada, sem fins lucrativos e instituída por tempo indeterminado, criada por escritura pública no dia 1 de dezembro de 2017.

Onde estamos

O IPPEM – Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia tem sede em Vila Viçosa, na Rua de Estremoz n.º 4, (Castelo), 7160-226 – Vila Viçosa, freguesia de Nossa Senhora da Conceição e de São Bartolomeu, concelho de Vila Viçosa.

Missão

O IPPEM tem como principal objectivo promover, fomentar e organizar projetos científicos e culturais para o aprofundamento dos estudos sistemáticos sobre a Padroeira de Portugal e a cultura religiosa mariana do nosso país, na sua relação com a suas expressões e correntes internacionais.

Organização

Estatutos

Os Estatutos da Associação foram constituídos por escritura pública, no dia um de dezembro de dois mil e dezassete, no cartório notarial, Rua dos Falcatos n.º 13, na cidade de Elvas, com a presença de dezanove associados fundadores.

Órgãos Sociais

A Associação é composta pelos seguintes órgãos: Assembleia-Geral, Direção e Conselho Fiscal.

A Assembleia-Geral é constituída por todos os associados no pleno gozo dos seus direitos.

A Mesa da Assembleia-Geral é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário.

A Direção é composta por sete membros, um Presidente, dois Vice-Presidentes, um Secretário, um Tesoureiro e dois Vogais.

A Direção é o órgão executivo e a ela compete definir e apresentar à Assembleia Geral as linhas gerais de orientação a seguir pela Associação, coordenando a sua atividade.

O Conselho Fiscal é composto por três membros, um Presidente, um Vice-Presidente e um Relator.

Compete ao Conselho Fiscal, examinar os livros de escrita, conferir a caixa e fiscalizar os atos de administração financeira e pronunciar-se sobre matérias que lhe sejam propostas pela Direção, nomeadamente para a contratualização de pessoas ao serviço da Associação, sempre integrados nos objetivos e projetos devidamente fundamentados e aprovados em plano de atividades pela Assembleia Geral.

Conselho Científico

O Conselho Científico Internacional é constituído por membros de reconhecido mérito e/ou por especialistas nas áreas científicas que possam contribuir para a sustentação académica e científica dos projetos da associação;

A mesa do Conselho Científico Internacional é constituída por um Presidente, três Vice-Presidentes e um secretário;

O Conselho Científico Internacional pode integrar até o número máximo de trinta membros, quinze indicados pela Direção e quinze propostos pelo seu Presidente, depois de ouvida a Assembleia Geral.

Conselho Consultivo Institucional

O Conselho Consultivo Institucional, encabeçado por um presidente e três Vice-Presidentes, é constituído por até cinquenta membros titulares das Instituições fundadoras e outras instituições e individualidades da vida política, cultural e social, exteriores à Associação, indicadas conjuntamente pela Mesa da Assembleia Geral e pela Direção.

São competências do Conselho Consultivo Institucional:

  • exercer funções de avaliação e aconselhamento interno, segundo parâmetros definidos pela Associação, sendo o resultado da sua atividade destinado ao uso exclusivo da mesma;
  • exercer as demais competências que lhe sejam atribuídas pelo Regulamento Interno.
Associados

Estão previstas as seguintes categorias de Associados: fundadores, ordinários e honorários.
São associados fundadores os signatários do título constitutivo da Associação, bem como um grupo de individualidades, até o número máximo de cem, a que tal qualidade seja atribuída, a convite da direção, mediante proposta a aprovar na sua primeira reunião a ter lugar após o ato de constituição;
São associados honorários as pessoas singulares ou coletivas que prestem serviços relevantes à prossecução dos objetivos da Associação;
São associados ordinários todos os restantes regularmente inscritos. A admissão de associado ordinário depende de prévia proposta a apresentar por um associado e a submeter a deliberação da Direção.
Para se fazer associado, basta o preenchimento do documento em anexo:

De acordo com o Regimento Geral da Protecção de Dados da União Europeia, para podermos comunicar consigo e a enviar informações sobre as nossas actividades precisamos do seu consentimento.
Para que os requisitos do regulamento sejam cumpridos, manifestando o contrário em continuar a receber toda a nossa informação, deverá enviar formalmente o pedido por e-mail para: geral@ippem.pt

Contacte-nos

Coloque as suas questões, solicite-nos informação, exponha as suas dúvidas... Nós responderemos assim que possível.

Not readable? Change text. captcha txt